Dimensionando Amplificadores
texto produzido por Jadson Queiroz Braga - 14/08/2007
Todos os direitos autorais reservados
AutoSom.net http://autosom.net
Dimensionamento do amplificador
(ATENÇÃO: O autor não se responsabiliza por danos ocorridos com os equipamentos devido a má utilização/interpretação das informaçõs aqui contidas)
Através dos vários trabalhos recentemente publicados na Audio Engineering Society (dado início no Brasil pelo Eng. Ruy Monteiro com o trabalho designado Interface Amplificador x Falante), foi possível notar que geralmente os amplificadores utilizados para alimentar os alto falantes estão sendo subdimensionados, provocando a queima prematura dos mesmos e ainda não obtendo o máximo desempenho deles.
Ou seja, dimensionar um amplificado para um alto falante não deve ser feito somente analisando a potência RMS de ambos, mas sim considerando também o tipo de programa que será reproduzido (música, voz, tom puro no caso dos campeonatos de SPL, etc).
Em função disso, fizemos o levantamento da potência média de algumas músicas para ter uma idéia do dimensionamento do amplificador ideal:
Artista: Nome da música: Potência média:
Avril Lavigne Complicated -9,09dB
Charlie Brown Jr. Papo reto -9,87dB
Detonautas Quando o sol se for -9,54dB
Djavan Te devoraria -19,09dB
Edson & Hudson O bicho vai pegar -12,91dB
Eminen Say goodbye Hollywood -12,94dB
Exaltasamba e Jorge Aragão Eu e você sempre -12,87dB
Iron Maiden Rainmaker -9,51dB
Ivete Sangalo Poeira -15,42dB
Jon Bon Jovi Misunderstood -11,22dB
Jota Quest Só hoje -13,03dB
Linking Park Faint -10,53dB
Pink Get this party starter -11,75dB
Rio Negro & Solimões Na sola da bota -12,13dB
Vanessa Carlton A thousand milles -12,72dB
Sinal senoidal puro -3dB
Ruído Rosa (NBR10.303) -6dB
Onda quadrada 0dB
Analisando as três últimas linhas já podemos notar que um amplificador de 1000W RMS fornecerá, na verdade, 500W RMS ao reproduzir o Ruído Rosa utilizado para certificar a potência RMS dos alto falantes.
Isso acontece porque a potência média de um sinal senoidal (-3dB) é 3dB maior que a potência média do Ruído Rosa sugerido pela norma NBR10.303 (-6dB), pois nesse caso:
Pot. Média = Pot. Média (Sinal Senoidal) - Pot. Média (Ruído Rosa)
Pot. Média = -3dB - (-6dB)
Pot. Média = -3dB
É por esse motivo que a NBR10.303 sugere a utilização de um amplificador com o dobro de potência para certificar a potência dos alto falantes, ou seja, para garantir que o Bomber Destroyer realmente suporte 800W RMS, a Bomber Speakers utiliza um amplificador que fornece 1600W RMS.
Já um amplificador mal regulado, fornecendo onda quadrada, liberará o dobro da potência informada, pois a potência média de uma onda quadrada é 3dB maior que a potência média de um sinal senoidal. Ou seja, um amplificador de 1000W RMS fornecerá 2000W RMS quando estiver reproduzindo uma onda quadrada.
Pot. Média = Pot. Média (Onda Quadrada) - Pot. Média (Sinal Senoidal)
Pot. Média = 0dB - (-3dB)
Pot. Média = +3dB
Esse tipo de sinal gerará um excesso de distorção harmônica e danificará o alto falante, tanto na parte elétrica (bobina “queimada”) quanto na parte mecânica (partes móveis danificadas devido a elevada aceleração).
Abaixo demonstramos a característica de uma Onda Quadrada:




Mais Artigos - Procurar
Artigos AutoSom.net - Todos os direitos reservados - cópia somente mantendo autoria e procedência
AutoSom.net © | 1997/2021 | Copyright, Direitos Reservados | http://autosom.net | Contato