Entendendo um teste de sistema sonoro
texto produzido por Marcelo Shiguematsu Motitsuki - 19/08/2000
Todos os direitos autorais reservados
AutoSom.net http://autosom.net
- Ruído do sistema. O teste é feito com o volume no mínimo e no máximo, usando CD (faixa 26 do CD Iasca) ou fita cassete com um sinal de 0dB, ou seja, sem gravação nenhuma.
- Ruído do motor. Com o motor ligado, é usada a mesma faixa do CD ou fita cassete. Também são testados vidros, elétricos, faróis, piscas, antena elétrica, teto solar elétrico, buzina e qualquer outro dispositivo que use energia elétrica e possa interferir no sistema de som.
- Qualidade de Instalação. neste teste são analisados três aspectos: segurança da instalação na parte de fiação de áudio, integração (combinação) de acabamento entre a instalação com o veículo e a praticidade no uso do carro.
- Qualidade de som. Entre 87dB e 90dB, são ouvidas as músicas oito, nove, dez, onze, quatorze e quinze do CD da Iasca. Leva-se em consideração os seguintes aspectos:

Largura, altura e profundidade de palco. Na largura, o som deve se propagar de uma coluna à outra, de acordo com o tamanho do carro. Na altura, o som deve atingir o nível da pessoa, no nível do ouvido. Na profundidade, o som deve sair na altura do painel ou na frente do pára-brisa, como se uma orquestra estivesse sobre o capô. Quanto mais profundidade melhor;

Imagem acústica. Ter a sensação de que todos os instrumentos estão diante de si, posicionados como indica o mapa do Cd da Iasca;

Linearidade de som. Uma faixa do CD tem voz feminina contando até dez. Um dos consultores conta simultaneamente, e o outro regula o som no mesmo volume da voz do companheiro. Daí é feito o teste, com o CD tocando em três volumes diferentes. Em seguida, é verificada a harmonia do sistema e se há distorção. O som deve ser estável nos três níveis;

Separação de frequências. Como trabalham o subwoofer, o mid bass, o médio, o tweeter, etc. Verifica-se o desempenho de cada tipo de alto-falante, se estão cumprindo suas funções.




Mais Artigos - Procurar
Artigos AutoSom.net - Todos os direitos reservados - cópia somente mantendo autoria e procedência
AutoSom.net © | 1997/2016 | Copyright, Direitos Reservados | http://autosom.net | Contato