Como ligar saídas amplificadas de toca-fitas/cd-players em amplicadores com entrada RCA

   Muitos amplificadores bons, possuem somente entrada RCA (entradas de alta impedância e baixo nível de tensão com conectores RCA) e muitas vezes você quer instalar um amplificadore desses com seu toca-fitas/cd-player original que possuem somente saídas amplificadas e nada de RCA. Não podemos ligar as saídas amplificadas diretamente nas entradas RCA do amplificador, pois a saída amplificada possui baixa impedância e tensões altas, entre 2 a 8 volts, não compatíveis com a entrada RCA, o que fazemos com o circuito da figura abaixo, é atenuar esta tensão em 10 vezes e aumentar a impedância para 1K ohms, fazendo o perfeito "casamento" entre o cd-player/toca-fitas e o amplificador.

Circuito de conversao para um canal
dois circuitos destes para cada cabo com par de RCA

Lista de material para um par de RCA:
- 4 capacitores de 47uF x 25 Volts
- 2 resistores de 10K 1/4 watts
- 2 resistores de 1K 1/4 watts
- 2 conectores RCA macho
- 2 conectores RCA fêmea


simulaçao do circuito


Acima podemos ver a simulação do circuito, ao qual foi injetado um sinal senoidal de 10Volts que variou de 10Hz a 30KHz simulando a saída amplificada do CD-Player. O sinal na saída do circuito foi atenuado e caiu para cerca de 0.5 Volts e notamos uma pequena queda de 3 miliVolts para a frequência de 10Hz que vai aumentando até estabilizar em aproximadamente 100Hz. Portanto o circuito tem uma pequena perda que pode ser imperceptível para sub-graves.
Atenção: O inverso do circuito não é válido, isto é, ligar a saída RCA do Cd-player na entrada de alto nível do amplificador utilizando este circuito invertido.

Autor: Marcelo S. Motitsuki - 2001 - AutoSom.net



Mais Artigos - Procurar
Artigos AutoSom.net - Todos os direitos reservados - cópia somente mantendo autoria e procedência
AutoSom.net © | 1997/2016 | Copyright, Direitos Reservados | http://autosom.net | Contato