Posicionamento de um Subwoofer

14/06/2009 - inclusão de imagens ilustrativas- Marcelo Motitsuki

   (Obs - Apenas p/ caixas seladas e dutadas)

    O posicionamento de um subwoofer no porta-malas do carro pode ter efeitos muito diferentes. Muita gente já experimentou colocar uma caixa no porta-malas e em alguns carros o resultado era bom e em outros ruim. Alguns instaladores, por tentativa e erro, chegaram à conclusão de que na maioria das vezes a caixa no porta-malas produzia mais graves quando os subwoofers ficavam direcionados para o pára-choque traseiro. Sim, isto realmente é verdade, aliás é um dos melhores posicionamentos para subwoofers... Mas por que?

   Existem muitas explicações para boi dormir:

   " A onda sonora percorre um caminho maior quando os subs estão apontados para trás e por percorrer uma distância maior, o grave fica mais forte..."
   " A onda sonora vai ter mais espaço para formar um ciclo completo..."

   Estórias assim não convencem. Entretanto quem nunca ouviu um subwoofer de 12 ou de 15 polegadas reproduzir menos graves que um de 10 polegadas? Isto é realmente humilhante !!! Principamente se é o seu carro que tem o subwoofer de 12 ou 15 !!!

   Como vocês já sabem, faço treinamentos de som automotivo e consultoria para lojas de som... Pois bem, em alguns treinamentos, alguns instaladores me perguntavam o porquê do grave que ficava "fraco" dentro do carro quando o porta-malas estava fechado e "forte"quando o porta-malas estava aberto, mesmo quando eles tinham feito uma caixa excelente . Já vi muitos carros com este problema, principalmente em veículos do tipo sedan (Opala, por exemplo). A grande pergunta é: Por que isto acontece e como evitar ?

   Bem, abrindo-se o porta-malas permitimos que uma parcela dos graves escape para fora do carro... Deixar o grave ir embora dessa forma não deveria aumentar os graves dentro do veículo! Então, por que com o porta-malas aberto o grave dentro do carro ficava mais forte???

   A resposta pode parecer estranha... Mas o grave que estava indo embora quando se abria o porta-malas era o que estava causando cancelamento quando se fechava o porta-malas!!! Isto é o que se chama de cancelamento acústico ou curto-circuito acústico (outro dia abordarei esse assunto).

   Mudando-se o lugar da caixa e o posicionamento dos subwoofers dentro do porta-malas conseguia-se fazer com que houvesse uma melhora nos graves com aumento de SPL e com pequena diferença quando se abria o porta-malas.

   Com relação ao posicionamento da caixa e dos subs, fiz o seguinte resumo para vocês:
   1) Caixa encostada no banco traseiro com os subs voltados para a frente do carro = grave "fraco"dentro do carro com o porta-malas fechado e "forte"com o porta-malas aberto.


   2) Caixa encostada no banco traseiro com os subs voltados para a traseira do carro = grave "forte"dentro do carro com o porta-malas fechado e um pouco melhor com o porta-malas aberto.


   3) Caixa encostada na parte de trás do porta-malas (mais próxima do pára-choque) com os subwoofers voltados para a parte da frente do carro = grave "muito forte" com o porta-malas fechado e sem diferença audível com o porta-malas aberto.


   4) Caixa encostada na parte de trás do porta-malas (mais próxima do pára-choque) com os subwoofers voltados para o pára-choque traseiro = grave "extremamente forte" com o porta-malas fechado e um pouco mais fraco com o porta-malas aberto.


   O xactautosound projeta sempre excelentes caixas acústicas (os clientes que já montaram em um carro um projeto do xact sabem do que estou falando - se você ainda não montou, não sabe o que está perdendo...). Para você tirar o máximo proveito dessas caixas, experimente alguns posicionamentos diferentes dentro do porta-malas.

Em caso de dúvidas, entrem em contato.
Atenciosamente,
Marcello Lacerda de Almeida
Dir. técnico e executivo - X-act Autosound.


Imagens cedidas por "ciso" usuário do fórum autoforum.com.br



Mais Artigos - Procurar
Artigos AutoSom.net - Todos os direitos reservados - cópia somente mantendo autoria e procedência
AutoSom.net © | 1997/2016 | Copyright, Direitos Reservados | http://autosom.net | Contato