Ligando ventoinhas, amplificadores, etc na saída remota do Player
texto produzido por Marcelo S. Motitsuki - Outubro/2004
Todos os direitos autorais reservados
AutoSom.net http://autosom.net
atualizado em 18/07/2006

Quando precisamos ligar vários equipamentos junto com o cd-player, é necessário usar um relê para não exceder o limite da corrente da saída remota (remote) do cd-player, cerca de 300mA, causando a queima desta.

Muitas instalações de amplificadores necessitam de ventoinhas adicionais, seja porque estão aquecendo demais ou porque estão em lugares pouco ventilados. Para isto, muitos já pensam em ligar direto na saída REMOTE do cd-player, errado, pois a saída remote não foi feito para alimentar ventoinhas, além do mais, pode gerar ruídos no cd-player ou pode queimar o remote por exigir corrente além da suportada pelo player.

Utilize um relê, não precisa ser um forte, um barato de 12 Volts e uns 5 Ampéres já serve e custa até R$5. Mas quanto mais corrente ele suportar melhor, não há desvantagem e você terá mais segurança evitando que o relê derreta caso a corrente que passar por ele aumente acima do valor nominal.

 


Diagrama modelo de um relê

esquema eletrico da ligação
Um relê simples é composto por 4 terminais(2 + 2), ou 5 terminais (2 + 3), outros mais sofisticados podem ter 8 (2 + 3 + 3) .. 14 (2 + 3 + 3 + 3 + 3).

O relê nada mais é que um eletroímã que quando alimentado atrai uma chapa de ferro que fecha um contato que era Normalmente Aberto(NA) e abre o outro Normalmente Fechado(NF).

2 são da alimentação: (+) positivo e (-) negativo, por aqui, você controla o relê abrindo ou fechando os terminais controlados

(C) (comum) é a entrada de energia que vem direto da bateria passando opcionalmente por um fusível

(NF) é a saída normalmente fechada que é normalmente conectado a entrada comum quando o relê está desligado, isto é, sem alimentação

(NA) é a saída normalmente aberta que é ligado a entrada(C) somente quando o relê está alimentado, é o inverso do NF.

Se você tem dúvidas na pinagem do relê, pode ir fazendo testes, primeiro, descobrindo quais são os pinos de alimentação, utilizando uma fonte de tensão de 12 Volts (pois estamos falando de relês de 12 Volts), vá testando até ouvir o barulho do relê sendo acionado com isso você já achou os pinos de alimentação (+) e (-), tanto faz um terminal ser (+) e outro (-), depois, com um multímetro, teste quais pinos estão em curto e abrem ao ligar o relê, com isso você descobriu os pinos (C) e NF, mantenha uma ponta do multímetro num destes terminais(C) e teste o(s) pino(s) restantes, se ele estiver aberto e fechar com o acionamento do relê, você acaba de confirmar o ponto (C) e o NA.

O pino de entrada (C) você pega do positivo do amplificador e o (-) do relê você pega do negativo do amplificador (ligação em paralelo), você pode utilizar um fusível compatível com o valor nominal do relê. O acionamento, fio (+) do relê, você pega em paralelo com o remote que vem do cd-player e está ligado no amplificador. E a saída NA (normalmente aberto) do relê você alimenta os coolers, outros amplificadores ou outros dispositivos de baixa corrente. Como eles são de baixa potencia, cerca de 0.18A (no caso dos coolers), você poderá ligar uns 5 coolers em paralelo que não chegará em 1A de consumo.

Uma dica para direcionar o ar para varios amplificadores, é montar um sistema de dutos utilizando cano de PVC e fibra de vidro para montar o acabamento do cooler para o tubo, e este tubo pode ter aberturas direcionando o ar para determinado amplificador.


Vista do relê sem a capa externa


Vista dos pinos 30, 85,87, 86 e 87 novamente
Imagens cedidas por Gustavo Kowalski.






Relê HL 12 Volts 4 pinos

Relê automotivo

Foto de um relê de 5 pinos, note que na realidade ele é de 4 pinos pois tem 2 terminações 87. A alimentação deve ser pelos pinos 85 e 86, com isso ele dá contato entre os pinos 30 e 87.

Resumo para uso do relê automotivo:(sugestão do forista Lucas Btos 18/07/2006)
30- ligar direto em um fio da bateria com um fusível (1 Ampére para amplificadores, 2 Ampéres para coolers e 5 Ampéres para neons, veja o consumo dos equipamentos alimentados pelo relê)
85- ligar na lata do carro
86- ligar no remote que sai do cd-player
87- ligar nos remotes do amplificador, ventoinha, neon, etc (verifique a capacidade de corrente suportada pelo relê)

Ligando buzinhas em um relê
Se for ligar uma nova buzina que na maioria das vezes o sinal que vem do botão no volante, esse sinal é o terra. Então a ligação fica da seguinte maneira:
30- ligar direto em um fio positivo na bateria
85- sinal que vem do botão da buzina no volante
86- ligar direto no 30 do relê (isto é, no fio positivo da bateria)
87- ligar no positivo da nova buzina ( e o terra da nova buzina na lata do carro)


Correntes consumidas e demandadas

Corrente demandada pelo relê: 125 mA.
Relê Metaltex pequeno (12V x 1A): 30mA

Corrente demandada por:
- Aquarius SB900mix booster: 6.5 mA.
- Rockford Fosgate Punch 500m: 11.5 mA.
- Rockford Fosgate Punch 800a4: 11.5 mA.
- Rockford Fosgate Punch 2.6x: 11.5 mA.
- Rockford Fosgate Punch 60.2: 11.5 mA.
- Rockford Fosgate Punch 225.2: 11.5 mA.
- Banda Voxer 4.1n: 25mA

- Buzina marítima: 7 A.


Proteção adicional à saída remote do cd-player

Seja prevenido, proteja a saída "remote" de seu cd-player colocando um porta-fusível com fusível de vidro de 250mA.



Evite corrente de retorno

Alguns cd-players são sensíveis ao retorno de corrente vindo do relê, o que pode causar mal funcionamento do cd-player.
A bobina do relê pode funcionar como um armazenador de energia que depois de desligado, devolve uma corrente ao cd-player. Para evitar, instale um diodo entre os terminais 86 e 85, com o catodo ligado no terminal 86.

Confira o exemplo abaixo:



Dúvidas e sugestões para este artigo? Comente em nosso fórum.



Imprimir Mais Artigos - Procurar
Artigos AutoSom.net - Todos os direitos reservados - cópia somente mantendo autoria e procedência
imprimir
AutoSom.net © | 1997/2014 | Copyright, Direitos Reservados | http://autosom.net | Contato