Como medir a potência RMS

Esquema de como medir potencia RMS.
Observações: - Resistor de carga: 2, 4 ou 8 Ohms, dependendo da especificação do amplificador. Utilizar resistor de fio, com potência coerente à que será medida.
- Frequência gerada: 1Khz (Padrão internacional) ou 60Hz para teste com subwoofer.
- A potência deve ser medida imediatamente antes do início da distorção.
- Procedimento de medição:
   Utilizando 60Hz, você pode utilizar um Cd com faixa de teste com sinal senoidal de 60Hz, e multímetro comum (digital ou analógico):
   Antes do início da distorção por clipagem (achatamento do sinal), medir a tensão do voltímetro, e aplicar a fórmula:

P= [ (U x U) / R ]

onde U = tensão medida no voltímetro em modo AC [Volts]
         R = resistência utilizada [Ohms]

Exemplo: Tensão medida no multímetro = 20 volts, com um alto-falante de 4 ohms.
P = ( 20x20 / 4 )
P = ( 400/4 )
P= 100 W RMS

Para frequências diferentes de 60Hz, é necessário um multímetro que meça True RMS, isto é, consiga medir a frequência do sinal e mostrar a potência RMS para esta frequência, pois a potência RMS varia com a frequência.

Se você dispuser de um osciloscópio, pode medir a tensão de pico e aplicar a fórmula
P= [ (U x U) / R ] * 0.707

Onde 0.707 é o inverso da raiz quadrada de 2

Se você necessariamente não puder utilizar 60Hz você pode aplicar uma margem de erro na medição de 11% a mais, isto é, se for medido 100W pela 1a fórmula, a potência RMS provavelmente será de +/- 111W RMS.

A potência PMPO, como o próprio nome diz, é a potência de pico e é cerca de 3,6 vezes maior que a RMS.
PMPO, lançada originalmente na China, pretende mostrar quanto um amplificador pode fornecer ou um alto-falante aguentar de potência durante um intervalo de tempo extremamente curto.
Já a potência máxima ou de programa musical adota a música como sinal de teste. Essa potência pretende dar uma idéia melhor dos níveis possíveis a serem praticados na utilização normal dos equipamentos de som, uma vez que o consumidor não utiliza o seu sistema de som com sinal de ruído rosa e sim com música. Essa potência normalmente é o dobro da potência RMS.
A potência RMS é a potência eficaz utilizada em todo mundo para amplificadores e alto-falantes. A medição de potência RMS utiliza uma sala a prova de som, onde o alto-falante fica instalado livre (sem caixa acústica ou painel. Nele é injetado a potência RMS que se deseja homologar, com o sinal de ruído rosa. Nestas condições, o alto-falante deve permanecer funcionando por duas horas. Após o teste, deve ser feita uma avaliação cuidadosa no produto, e, se constatado que não houve nenhuma alteração, ele recebe a especificação da potência aplicada. O amplificador de potência deve possuir no mínimo o dobro da potência a ser testada. Sobre os alto-falantes triaxiais, estes, em sistemas de alta potência, devem utilizar corte de frequência passa alta para não receberem as frequências baixas, combinados com as caixas de subwoofer.


Mais Artigos - Procurar
Artigos AutoSom.net - Todos os direitos reservados - cópia somente mantendo autoria e procedência
AutoSom.net © | 1997/2021 | Copyright, Direitos Reservados | http://autosom.net | Contato