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P r o j e t o s  e   I n s t a l a � � e s - parte I
Esses projetos servem para qualquer carro! Uma poss�vel mudan�a seria o tamanho dos falantes.

Objetivo desta p�gina:
- Mostrar sistemas sonoros simples mas eficientes;
- Frisar que o som no interior do carro deve seguir o m�nimo de padr�es de qualidade aonde:

- Deve existir a sensa��o est�rio (esquerda e direita);
- Palco sonoro (imagem estereof�nica) vindo da FRENTE do ve�culo;
- Linearidade e clareza no som;

Imagem estereof�nica

A imagem esterof�nica consiste na sensa��o espacial do som, permitindo ao ouvinte localizar todos os instrumentos e vozes no espa�o tridimensional. � atrav�s da imagem estereof�nica que recriamos, no ambiente de audi��o, a sensa��o plena de estarmos participando de uma audi��o ao vivo. A percep��o da imagem estereof�nica, que � a "visualiza��o" auditiva da disposi��o das fontes sonoras no espa�o, depende da capacidade que nossos ouvidos t�m de reconhecer de onde est� vindo determinado som. Isto � poss�vel gra�as ao efeito binaural, ou seja, a audi��o com dois ouvidos. O fato do som n�o chegar simultaneamente aos dois ouvidos, nos permite localizar no espa�o a fonte sonora mesmo quando n�o a estamos vendo.
A obten��o de uma imagem estereof�nica perfeita, atrav�s do emprego de alto-falantes adequados bem como do seu correto posicionamento dentro do ve�culo, permite vivenciar uma emocionante experi�ncia sonora. N�o mais nos limitaremos a ouvir os sons, por�m passaremos a "v�-los" como se estiv�ssemos ouvindo a grava��o ao vivo.
Fonte: Cat�logo de falantes Acoustic Point da Bravox

Estresse x m�sica

Sistemas com distor��o, excesso de ru�dos e falta de linearidade nas frequ�ncias causa fadiga auditiva podendo aumentar mais ainda o estresse do tr�nsito.

Palavras da musicoterapeuta Maristela Smith:
" Quanto melhor a qualidade do som, melhor a intera��o com a m�sica. Um sistema de �udio que d� ao usu�rio a sensa��o de que se est� diante de um concerto ao vivo � um belo passo para quem quer evitar o estresse."
"N�o basta ouvir, � preciso escutar a m�sica."
"Qualquer tipo de m�sica pode combater o estresse do tr�nsito, do Heavy metal ao cl�ssico" - cada um tem sua individualidade musica l.

Como escolher seus aparelhos na hora da compra.

- CD-Players
  • Verifique sua resposta de frequ�ncia, ela deve ser a mais plana poss�vel entre 20Hz e 20.000Hz, isto é, deve amplificar a música com o mesmo ganho em toda a faixa de frequência audível;
  • Verifique sua pot�ncia RMS, cont�nua a 4 Ohms com baixa distor��o;
  • Verifique sua distor��o harm�nica (THD), distor��o acima de 1% pode causar fadiga;
  • Verifique a tens�o de sa�da dos conectores RCA, quanto maior a tens�o, mais imune a ru�dos vai ser seu sistema, dê preferência aos aparelhos que forneçam 2 Volts ou mais nas saídas RCA;
  • Quanto mais canais de equalização de áudio melhor, você pode me;
  • Sistemas de delay para controle da posição de escuta presentes nos aparelhos como Alpine e Clarion entre outros top de linha ajudam a montar o palco sonoro sobre o painel do carro;
  • Aten��o: Muitos CD-Players possuem cerca de 27 W RMS em 4 Ohms, resposta de frequência nas saídas amplificadas de 50Hz a 15.000Hz com distor��o abaixo de 5% THD. Mas a potência da propaganda é de 35 W... 50W.... que é a potência máxima com distor��o maior que 5%. !!!



- Amplificadores
  • Verifique se o m�dulo amplificador admite liga��o Bridge, possui crossover ativo passa-alta e passa baixa e controle de ganho para cada par de canais;
  • Verifique sua distor��o harm�nica, distor��o (THD) acima de 1% pode causar fadiga. Quanto menor este valor, menor ser� a distor��o.
  • Verifique sua resposta de frequ�ncia, ela deve ser a mais plana poss�vel entre 20Hz e 20.000Hz.
  • Verifique sua pot�ncia RMS, cont�nua a 4 Ohms (Root Mean Square) com baixa distor��o. ( 30W RMS � o suficiente para sistemas para o dia a dia, 50W ou acima j� servem para fazer um bom barulho fora do carro) Muitos fabricantes indicam a pot�ncia a 1 Ohms, algo que � muito dif�cil de ser utilizado, voc� precisaria de 4 falantes de 4 Ohms ligados em paralelo para chegar a essa imped�ncia. Invi�vel para quem quer utilizar apenas um SubWoofer. Al�m de que muitos utilizam a pot�ncia PMPO (Peak Music Power Output) que � a pot�ncia de pico medido em fra��es de segundo que n�o servem para a m�sica em geral.
  • Verifique a imped�ncia m�nima que o amplificador aguenta. Normalmente fica em 2 Ohms em est�reo e 4 Ohms em bridge.
  • Verifique sua rela��o Sinal/Ru�do (S/N). Rela��o entre o n�vel de Sinal e o n�vel de ru�do presente no som, os melhores amplificadores tem a rela��o acima de 100dB. Quanto maior esse valor, menos ru�do seu amplificador vai gerar.
  • Verifique seu damping factor. Indica a capacidade do amplificador de controlar o alto-falante. Quanto maior, melhor. Infelizmente poucos falantes levantam este parâmetro para disponibilizar ao público.
  • Voc� sabia que na maioria dos amplificadores do mercado s�o de classe AB e que metade da corrente que ele consome vira calor e a outra metade vira som e m�sica ?
  • Aten��o: Nos amplificadores Pyramid, devemos considerar apenas metade da pot�ncia total indicada, pois ser� a pot�ncia que realmente o usu�rio poder� usar sem ter sobreaquecimento e sem distor��o excessiva. A pot�ncia total indica apenas a pot�ncia RMS em 2 Ohms com o "ganho" no m�ximo, esteja atento tamb�m na rela��o Sinal/Ru�do que � muito baixo, cerca de 85dB ( bons amplificadores possuem 100dB nessa rela��o, lembrando que adicionar 3dB significa dobrar a press�o sonora )
- Alto-falantes
  • Verifique a pot�ncia RMS suportada, esta deve ser compat�vel com a pot�ncia fornecida pelo amplificador; Verifique sua efici�ncia dB/m (SPL) , quanto maior este valor, mais sens�vel � o alto-falante e mais SPL ele produz por cada Watt de pot�ncia fornecida. Os mais sens�veis t�m valor acima de 90dB.
  • Verifique sua imped�ncia, esta n�o pode ser menor que a suportada pelo amplificador. Se voc� vai usar v�rios falantes em paralelo ou em s�rie, tenha prefer�ncia por falantes de bobinas duplas ou aqueles de 2 ou 8 Ohms
  • SubWoofers: Verifique se ele � espec�fico para caixas seladas ou dutadas
- Antenas (clique para maiores informações)

Bitolas de cabos mais utilizados numa instala��o

16 AWG ou 1,5 mm�
  • Para alimenta��o de Toca-Fitas e CD-Players: at� 10 Amp�res
  • Aten��o: para alimenta��o de amplificadores e aparelhos que consomem acima de 10 Amp�res, consulte a tabela abaixo.
2x18 AWG ou 2x0,75mm�
  • Para alto-falantes de sistemas b�sicos ( som original ) at� 30W RMS;
  • Para falantes do tipo Mid-range, full-range e tweeter at� 30W ;
2x1,5mm� (=15AWG) ou 2x14 AWG
  • Para sistemas de m�ltiplas vias composto por MidBass, MidRange e tweeter at� 100W RMS
2x2,5mm� (=13AWG) ou 2x14 AWG
  • Para falantes do tipo Woofer e SubWoofer. at� 260W RMS
Para maiores informa��es sobre bitolas de cabos para alto-falantes

  • - A utiliza��o de cabos mais grossos visa diminuir a resist�ncia el�trica entre dois pontos evitando perdas no meio do caminho, seja os sinais de �udio de baixa voltagem, de m�dia voltagem ou de alimenta��o do sistema.
  • - Cabos mal dimensionados podem representar at� 50% de perda de pot�ncia transmitida pelo amplificador at� os alto-falantes. Veja artigo sobre perdas em cabos de alimentação
  • - Conforme o n�mero AWG (American Wire Gauge) vai diminuindo, o di�metro ou se��o transversal do cabo vai aumentando. Veja tabelas de convers�o AWG para mm� e vice versa


Calculando o fusível e a bitola do fio

  • - Selecione a Classe do Amplificador : ( A maioria dos amplificadores � de classe AB )
  • - Selecione o comprimento do cabo de for�a : metros.

Fus�vel de Amp�res (ou um pouco maior)

Para m de cabo - se��o de mm� ou cabo de AWG
Saiba mais no artigo dimensionamento de cabos e fus�veis.



Cuidados com os cabos de alimenta��o

  • Puxe a fia��o positiva diretamente da bateria:
  • Tome muito cuidado com curtos-circuitos, utilize an�is de borracha quando o cabo passa por buraco na lataria;
  • Lembre-se que a lataria � o pólo negativo ( ou terra ) de todo sistema el�trico. Se voc� encostar o fio positivo na lataria causar� um curto-circuito que pode danificar a bateria, a fia��o, ou outros componentes eletr�nicos de seu carro como injeção eletrônica ou outros componentes.
  • Instale um porta-fusível perto da bateria (no m�ximo 50 cm).
  • N�o passe fios perto de cantos afiados e utilize sempre an�is protetores.
  • Puxe a fia��o negativa do sistema diretamente da lataria do carro, pr�ximo de onde foi fixado o Amplificador ou CD-Player. Assegure-se de que tenha um bom contato com a lataria lixando o local.
  • Lembre-se de que ambos os cabos positivos e negativos de sua alimenta��o devem ter espessuras id�nticas para fazer fluir a corrente el�trica pelo seu sistema.
  • Utilize sempre a menor dist�ncia para passar os cabos de alimenta��o.
  • Nunca passe cabos de alimenta��o perto dos cabos de �udio.
  • Certifique-se de que haja �timo contato entre os cabos e os terminais do amplificador ou porta-fusívies. Senão veja o que acontece.


Sistema Simples

 

Instala��o Iniciante

* R�dio CD-Player - R$ 350
* Kit de 4 triaxiais Bravox - R$ 110
* Cabos (de for�a e de falantes = 1mm� ou 16 AWG) - R$ 10
* Par de capacitores de 100 uF / 100V - R$ 2
Total: R$480 (valores médios de mercado)

- CD-Player: JVC, Panasonic, Sony, Pioneer ... (s�o os mais em conta)
- Kit original Top Bomber - R$ 200 - 4 coaxiais (com tweeter de neod�mio)
- Kit Power da Selenium n�o � aconselh�vel para esse sistema que busca a simplicidade a baixo custo
- Par de Triaxiais Pioneer (portas) - R$150

- O Par de capacitores de 100uF despolarizado (impõe corte de frequência em 400Hz) devem ser ligados nos falantes que est�o na frente do ve�culo para cortar as baixas frequ�ncias e evitar distor��o.
- Para evitar que o palco sonoro fique "puxado" para trás do veículo, deve-se ajustar o fader para se ter mais intensidade na música na frente do carro.

- Qual kit original de alto-falantes comprar? Lista do tamanho dos alto-falantes que cabe no local original de cada carro nacional e os principais fabricantes de kits.



Capacitores como filtro passa-alta

  • - Pra quê? Usando capacitores em s�rie com o alto-falante, eles funcionar�o como filtro-passa alta, eliminando um pouco das baixas frequ�ncias (sons graves) que podem ser prejudiciais para falantes pequenos causando distor��o quando o "volume" do som est� alto. Sub-graves exigem grandes deslocamentos do cone podendo causar descolamento do cone ou batida da bobina do falante, para melhor reproduzir essa gama de frequ�ncia é necessário um subwoofer.
    - Utilize um capacitor de preferência despolarizado ligado em s�rie em cada Coaxial que vai na parte frontal do ve�culo para cortar as baixas frequências, evitando excesso de distorção nos falantes.
  • - Como? Caso voc� tenha somente capacitores eletrol�ticos (com polaridade positiva e negativa) saiba "despolariz�-los" ligando os terminais negativos de dois capacitores eletrol�ticos iguais e usando os terminais positivos para interligar o amplificador e o alto-falante. Agora voc� tem um capacitor "despolarizado", mas com metade do valor ! Ex: ligando dois capacitores eletrol�ticos de 220uF 50Volts em s�rie (terminal negativo com negativo) voc� ter� um capacitor despolarizado equivalente a 110uF 100Volts.
  • - Seu valor pode variar de 50 uF a 250 uF (microFarads) com tens�o superior a 50 Volts, com isso, o corte de frequ�ncia (passa-alta) varia de +/- 460 Hz a 160 Hz respectivamente.
  • - Ex: Se voc� colocar um capacitor de 100uF em s�rie com um coaxial de 4 Ohms, voc� ter� um filtro passivo passa-alta de atenuação 6dB/oitava com frequ�ncia de corte em 400Hz (isto é, atenua��o de 6dB em 200Hz = uma oitava).
  • - Aten��o: para falantes com imped�ncias diferentes deve-se consultar a tabela de componentes para crossovers.
  • - Para se aprofundar mais sobre crossovers.


Sistema Simples Power

Instala��o 4 canais Booster 1

"Instala��o Simples" + Amplificador Booster - 4 canais
Pra quem quer mais pot�ncia no sistema original
* CD-Player - R$ 350
* Booster 4 canais - R$ 150
* Kit de 4 coaxiais - R$ 100
* Cabos, porta-fus�vel, fus�vel, etc - R$ 50
* Par de capacitores de 100uF / 100V - R$ 2
Total : R$ 660

- Kit de 4 triaxiais Bravox - R$ 120
- CD-Player: Sony, Pioneer, JVC, Panasonic, Kenwood...
- Booster 60Watts x 4 canais - R$150
- Cabos 16AWG (1mm�) para os falantes e alimenta��o do CD-player
- Cabos de alimenta��o do booster 4mm� = 11 AWG para at� 20 Amp�res
- Tome cuidado para n�o aumentar demasiadamente o volume para n�o queimar ou danificar seus alto-falantes, pois coaxiais e triaxiais comuns n�o costumam suportar mais que 60 Watts RMS.
- M�dulos do tipo Booster possuem distor��o de 1% ou mais.
- O Par de capacitores devem ser ligados nos falantes que est�o na frente do ve�culo
- Ajuste o fader o CD-Player para fortalecer mais o som vindo da frente do veículo valorizando o palco sonoro frontal.


Como ligar a saída amplificada do cd-player na entrada RCA de amplificadores?

Com este pequeno circuito, é possivel fazer a conversão da impedância e tensão para entrar no amplificador

Sistema Simples Power

Instala��o 4 canais Power 1

- "Instala��o Simples" + Amplificador Power MOS-FET - 4 canais
* CD-Player - R$ 350
* Amplificador Power 4 canais de 50 Watts RMS - R$ 300
* Kit de 4 coaxiais - R$ 120
* Antena manual - R$ 15
* Cabos alimenta��o, etc - R$ 50
* Cabos e conectores RCA - R$ 50
* Porta-fus�vel, fus�vel, etc - R$ 50
Total : R$ 885

- Caso seu CD-Player tenha somente duas sa�das RCA, voc� deve utilizar um cabo em Y para conectar cada sa�da de seu aparelho em um par de entradas do amplificador. Ex: Uma sa�da esquerda alimentando duas entradas esquerdas do amplificador e uma sa�da direita do aparelho alimentando duas entradas direitas do amplificador.
- Ajuste os dois canais do amplificador que ir�o para os falantes da frente com o filtro interno na configuração passa-alta.
- Tome cuidado para n�o aumentar demasiadamente o volume para n�o queimar ou danificar seus alto-falantes, pois Coaxiais e Triaxiais comuns n�o costumam suportar mais que 60 Watts RMS.
- MOS-FET � o nome de um componente utilizado nesses amplificadores, basicamente servem para aumentar a tens�o de sa�da para os alto-falantes em mais de 12 Volts.
- Os amplificadores do tipo MOSFET possuem melhor qualidade de som e baixa distor��o (geralmente abaixo de 1%)



Qual a diferen�a do Amplificador Power para um M�dulo Booster?

Principais desvantagens do booster:
- Amplifica o sinal j� distorcido pelo amplificador do Toca-Fitas/CD-Player;
- Introduz ru�do no som;
- Possui resposta de frequ�ncia reduzida com alguns picos e vales;
- Gera grande quantidade de distor��o;

Sistema M�dio Power 2

Instala��o 4 canais Power 2

- Troca de coaxiais por kit componente
* CD-Player - R$ 350
* Amplificador Power 4 canais de 50 Watts RMS - R$ 300
* Kit componente (par de midbass, par de tweeter e par de crossover) - R$250
* Par de coaxiais (parte traseira do ve�culo) - R$ 40
* Cabos e conectores RCA - R$ 50
* Cabos alimenta��o, etc - R$ 50
Total : R$ 1015

- Kit componente Bravox CS60D
- Amplificador: AudioBank KA-4060, Banda Voxer 1.4, Banda Voxer 2.4

- A substitui��o dos coaxiais da parte frontal do ve�culo visa obter maior rendimento e pot�ncia decorrente da utiliza��o de alto-falantes mais potentes e espec�ficos para determinada faixa de frequ�ncia.
MidBass + MidRange + Tweeter - MidBass trabalha entre as frequ�ncias de 80Hz a 5000Hz
- MidRange: 150Hz a 5000Hz
- Tweeter: 5000Hz a 20000Hz
- A utiliza��o do crossover visa fazer com que cada falante (midbass, midrange e tweeter) trabalhe em sua faixa espec�fica de frequ�ncia optimizando sua performance e protegendo-os contra sobrecarga.


Instalação 2 canais Power 3

* CD-Player com 2 saídas RCA - R$450
* Amplificador 4 canais de 30W RMS - R$350
* kit componente de 50W RMS - R$250
* par de triaxiais - R$130
* cabos RCA 2 canais - R$15
* par de cabos Y RCA - R$20
- Total = R$1215

A vantagem deste projeto é a otimização de um amplificador 4 canais para fornecer alta potência para os falantes da frente e baixa potência para os falantes traseiros, com isso, oferecendo palco sonoro na dianteira, sem perder potência do conjunto.

É imprescindível que o amplificador faça ligação tri-mode, isto é, aceita ao mesmo tempo a ligação bridge e estéreo.

Sacrificamos o fader por utilizar apenas 2 canais de saída RCA. Um amplificador de 4 canais geralmente é especificado como tendo 2 canais frontais e 2 canais traseiros para serem ligados em 2 falantes dianteiros e 2 falantes traseiros respectivamente. Nesta ligação estamos alimentando os canais frontais do amplificador com o sinal do rca direito vindo do cd-player e os canais traseiros, por um rca do canal esquerdo. Cada kit componente está ligado em bridge e cada triaxial está ligado em um canal, podendo ser o direito ou esquerdo.







Continua...


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