Foram encontradas 19 palavras. Começando com T Página 1 de 1 « 1 »
TEC FET
Abreviatura de Transistor de Efeito de Campo. É um semicondutor no qual a condutividade entre os eletrodos supridouro e dreno é variada em função da tensão aplicada ao eletrodo porta. A sua principal vantagem é apresentar uma grande lmpedância de entrada em relação aos transistores convencionais, sendo seu funcionamento o que mais se assemelha ao de uma válvula, e, por isso mesmo, muito empregado em circuitos de áudio de potência em Hi-Fi.
Tempo de Caída Decay Time
Tempo que leva um sinal ou circuito para retornar a uma condição de repouso pré-determinada. Utilizada para definir os parâmetros de medidores do tipo V.U., expansores e compressores, reverberações, etc.
Terminal
Ponto de fixação de conectores ou fios. A matéria-prima é o latão com banho de estanho e os terminais mais modernos são os platinados. Os tipos que serão utilizados no alto-falante são definidos em função do projeto.
Terminal platinado
Facilita a colocação da fiação. Evita o aquecimento do contato do ferro de solda com o terminal, o que significa menor índice de oxidação. Evita desgaste no banho da cordoalha e diminui os riscos e danos à peça.
Teste AB AB Test
Método para avaliação do desempenho comparado de dois componentes ou sistemas através do chaveamento rápido entre eles. Durante gravações, é realizado comparando o que está sendo gravado e a fonte original através do controle "monitor".
THD DHT Distorção harmônica total
THD (Distorção harmônica total): critério de medida de distorção em porcentagem. É um parâmetro muito importante para amplificadores.
Timer
Desligamento automático do aparelho após 1 hora.
TOM
Tom fundamental é o tom dominante que ouvimos. Por exemplo a nota "dó". Harmônicos (ou sobretons) são múltiplos da forma de onda básica do tom fundamental.
Tone Control Controle de Tonalidade
Circuito que permite realçar (reforçar) ou atenuar uma determinada gama de freqüências. Regra geral, é composto de dois controles: um de graves, para as freqüências baixas, e outro de agudos, para as freqüências altas. Nos amplificadores mais sofisticados, tem-se ainda um terceiro controle para as freqüências médias.
Total Harmonic Distortion THD DHT Distorção harmônica total
THD (Distorção harmônica total): critério de medida de distorção em porcentagem. É um parâmetro muito importante para amplificadores.
Transformador de saída
Nos amplificadores à válvula, o transformador é usado para acoplar a saída do amplificador de potência aos alto-falantes.
Transistor de Efeito de Campo (TEC)
Transistor de Efeito de Campo é um semicondutor no qual a condutividade entre os eletrodos supridouro e dreno é variada em função da tensão aplicada ao eletrodo porta. A sua principal vantagem é apresentar uma grande lmpedância de entrada em relação aos transistores convencionais, sendo seu funcionamento o que mais se assemelha ao de uma válvula, e, por isso mesmo, muito empregado em circuitos de áudio de potência em Hi-Fi
Treble Agudos
Faixa de freqüências que situam-se na parte mais alta do áudio, a partir de aproximadamente 5 kHz.
Triaxial
Reúne, ao mesmo tempo, um woofer, um tweeter e um médio. O woofer é a parte do alto-falante responsável por emitir o som grave e o tweeter, por reproduzir os sons agudos que saem do sistema. O triaxial é completado pelo emissor de médios, ou seja, todas as faixas de som captadas pelo ouvido humano estão, separadamente, neste tipo de alto-falante.
Tweeter
O tweeter reproduz as freqüências mais altas de áudio, ou seja, os agudos. De uma maneira geral, quanto maior a freqüência, mais diretivo é o som e por isso devemos direcionar o tweeter ao ouvinte.
Tweeter Alto-falante de Agudos
Alto falante responsável pelo brilho da sonorização reproduzindo as freqüências mais agudas. Difusor de alta freqüência. Pode ser dinâmico, piezoelétrico ou corneta. O dinâmico reproduz o som de maneira mais fiel e natural.
Tweeter Dome
Sistema domo, que é uma fusão de som unidirecional (distribuição de som de forma mais uniforme), podendo utilizar diafragma (membrana) de mylar, titânio, seda, plástico ou outro tipo de membrana.
Tweeter domo
Tweeter com sistema domo que é um sistema de fusão de som unidirecional (distribuição do som de forma mais uniforme), podendo utilizar diafragma (membrana) de mylar, titânio, seda, plástico ou outro tipo de membrana.
Tweeter piezoelétrico
Tweeter piezoelétrico não tem transformador casado de impedância (ligação direta na pastilha do cristal piezoelétrico) onde é possível sua conecção direta, sem divisores de freqüência.