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Glossário Som Automotivo

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  • EC4
    Quatro níveis de equalização (jazz, pop, flat e easy).

  • Eco
    É o resultado da reflexão do som percebido como som separado, desde que supere um tempo maior que 50 milissegundos. Caso esteja abaixo deste limite o som refletido será ouvido como uma reverberação integrada ao som original. Em gravadores de 3 cabeças este efeito é possível se realimentarmos a gravação com o sinal produzido pela cabeça de reprodução.

  • EEQ
    Este sistema representa um incrível avanço em relação aos ajustes de graves/agudos convencionais. Escolha uma das cinco curvas pré-ajustadas ou a curva do equalizador paramétrico de três bandas. É como dispor de um sistema digital de equalização.

  • Efeito Doppler
    Fenômeno acústico, que é caracterizado pela mudança da freqüência fundamental de um som quando a fonte está em movimento. Desta forma, quando a fonte se movimenta em direção ao ouvinte, há um aumento na freqüência, devido à compressão da onda sonora pelo movimento da fonte, e ao contrário, quando a fonte se afasta do ouvinte.

  • Eficiência Efficiency
    Normalmente aplicado a transdutores onde a eficiência corresponde à habilidade do transdutor em converter uma forma de energia em outra forma aproveitável, sem desperdício em forma de dissipação de calor. A eficiência de caixas acústicas é expressa em dB (SPL) medidas a um metro, quando esta é excitada com 1 watt de potência RMS, e corresponde à sua habilidade em converter energia elétrica em energia acústica. O quociente percentual da saída de um sinal em relação à sua entrada; é uma medida comum do rendimento elétrico ou mecânico de um dispositivo. Em um alto-falante, está na capacidade deste em transformar os impulsos elétricos em energia sonora com um mínimo de perda. Em um transformador, é a capacidade de transmitir a energia do seu primário para o circuito secundário, perdendo um mínimo de potência.

  • EIA Electronic Industries Association
    Associação das Indústrias de Eletrônica (dos Estados Unidos). Esta associação promulgou certas normas e especificações utilizadas pela indústria de áudio para medição, conectores, etc.

  • Enclosure Sonofletor
    Gabinete ou painel, geralmente construído em madeira com aberturas, onde são instalados os alto-falantes. Uma das finalidades do sonofletor é impedir que as ondas sonoras dianteiras e posteriores emitidas pelo alto-falante se misturem.

  • Entrada de Linha Line lnput
    Jaque de entrada de áudio de módulos de potência profissionais destinado a receber sinais através de linha de média impedância (geralmente 500 ohms). É indicado onde a fonte de sinal (preamplificador, por exemplo) e o amplificador de potência estão afastados, pois evita as perdas dos circuitos de baixa lmpedância.

  • Entrada de Microfone Microphone lnput
    Entrada existente em um amplificador, para a ligação de microfones. Pode ser de alto ou baixo nível, dependendo do tipo de microfone a ser utilizado.

  • Entrada e saída digital - Digital IN/OUT
    A saída e a entrada óptico digital asseguram ruídos mínimos e grande eficiência na transmissão de áudio digital.

  • Entreferro (GAP)
    Lugar em um reator, bobina ou indutor de núcleo ferromagnético onde é produzido um forte campo magnético e o núcleo é interrompido propositadamente para se obter um efeito de acoplamento. No caso de um gravador, uma ranhura vertical na cabeça magnetofônica. Durante a gravação produz-se no entreferro um campo magnético; durante a reprodução é induzido pela fita um sinal magnético. Em um alto-falante, no entreferro, produz-se o campo que vai provocar o movimento da bobina.

  • Entreferro Gap
    Lugar em um reator, bobina, ou indutor de núcleo ferromagnético onde é produzido um forte campo magnético e o núcleo é interrompido propositalmente para obter-se um efeito de acoplamento. No caso de um gravador, uma ranhura vertical na cabeça magnetofônica. Durante a gravação, produz-se no entreferro um campo magnético; durante a reprodução, é induzido pela fita um sinal magnético. Em um alto-falante, no entreferro produz-se o campo que vai provocar o movimento da bobina.

  • EQ7
    A função EQ7 introduz uma gama de opções para que você possa simular o efeito de diferentes ambientes e gêneros musicais da maneira que originalmente deveriam ser ouvidos. O modo custom (personalizado) e cada um dos outros modos prefixados (Xplõd, Vocal, Club, Jazz, New Age e Rock) podem ainda ser personalizados Assim, pode-se criar um ajuste envolvente, totalmente novo, a seu gosto.

  • Equalização Equalization
    Processo de alteração da curva de resposta de um equipamento por meio de filtros seletivos em freqüência com a finalidade de obtenção de uma resposta final plana ou com efeitos especiais. Correção da resposta de fitas cassete com as constantes de tempo de 120 microssegundos (fitas férricas) e 70 microssegundos (fitas cromo). É o processo de alteração seletiva da resposta, através de amplificação ou atenuação de uma determinada faixa de freqüência, a fim de prover o sistema de uma resposta global plana, minimizar o ruído ou mesmo criar um efeito especial. Em gravação, a equalização tem objetivo de obter o melhor desempenho de diferentes tipos de fita. Para fita cassete, são utilizadas as curvas de 70 microssegundos (para fitas de cromo e metal) e de 120 microsegundos (para as fitas ferricas). Em gravadores de rolo cuvas NAB e CCIR foram padronizadas para permitir intercâmbio de fitas. Em entradas de cápsulas magnéticas (phono) utiliza-se uma equalização patronizada pela RIAA, devida às características das capsulas conhecidas como Constant-Velocity

  • Equalizador
    Aparelho destinado a amplificar ou atenuar a intensidade de som em certas freqüências.

  • ESP 2 (Proteção Eletrônica contra Choques)
    Armazena informações adicionais de som na memória, reduzindo as interrupções na reprodução das músicas, em caso de movimentos bruscos ou choques mecânicos no aparelho.

  • Estágio de saída
    Estágio final de um amplificador onde é gerada a potência de áudio que irá acionar o alto-falante.

  • Estereofonia Stereophonic System
    Sistema de gravação, reprodução, ou qualquer outro tipo de processamento do som, que utiliza dois ou mais canais.

  • Estereofônico Stereophonic
    Relativo à Estereofonia.

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