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  • A/V Input Audio/Video Input/Output
    Os equipamentos tipo �udio/V�deo possuem recursos para o controle do sinal de v�deos, CDs, TV, etc. , de forma a processar esses sinais, distribuindo-os e separando-os; para a TV os sinais de imagem e para o amplificador/controlador os de �udio.

  • AB Test
    M�todo para avalia��o do desempenho comparado de dois componentes ou sistemas atrav�s do chaveamento r�pido entre eles. Durante grava��es, � realizado comparando o que est� sendo gravado e a fonte original atrav�s do controle "monitor".

  • ABNT
    Associa��o Brasileira de Normas T�cnicas, Comiss�o que prop�e normas para fabrica��o e teste de aparelhos eletr�nicos, inclusive �udio e v�deo.

  • Active Black Panel (ABP)
    Quando o aparelho � ligado, o ABP ativa-se em um painel colorido de luzes. No modo de visualiza��o, o ABP apresenta informa��es tais como a freq��ncia do sintonizador, o t�tulo do disco e o nome da m�sica. Com um pequeno toque voc� aciona o mecanismo de inclina��o do ABP, revelando um conjunto completo de controles do aparelho e o espa�o por onde colocar um CD.

  • Active Filter Filtro Ativo
    Dispositivo que tem por finalidade eliminar sinais de uma determinada freq��ncia ou de uma faixa de freq��ncias acima ou abaixo de um valor limite. Pode ser passivo, quando emprega apenas componentes passivos (resistores, capacitores e indutores), ou ativo.

  • Ac�stica
    � a ci�ncia que estuda fen�menos ligados ao som. � a caracter�stica do ambiente que influencia o som que ouvimos.

  • Advanced ESP (Prote��o eletr�nica contra choques)
    Armazena informa��es adicionais de som na mem�ria, ajudando a prevenir interrup��es na reprodu��o das m�sicas, mesmo em pistas de solo irregular.

  • AGC
    Abrevia��o de Controle Autom�tico de Ganho. � o circuito de um sintonizador de AM ou FM que compensa as diferen�as de n�vel existentes entre os sinais de diversas emissoras de radiodifus�o.

  • Agudos
    Freq��ncias sonoras acima de 6.000 Hz.

  • Agudos Treble
    Faixa de freq��ncias que situam-se na parte mais alta do �udio, a partir de aproximadamente 5 kHz.

  • Agulha Stylus
    Pequena e delgada pe�a de safira ou diamante, com corte geom�trico especial utilizada em toca-discos anal�gicos. � a parte de uma c�psula fonocaptora que percorre os sulcos de um disco tipo Long-Play anal�gico.

  • Alnico
    Liga utilizada como �m� de alto fluxo magn�tico para alto-falantes.

  • Alto-falante
    Transdutor eletroac�stico que converte energia el�trica em energia sonora.

  • Alto-falante coaxial
    Alto-falante composto de um cone para reprodu��o de graves e de outro transdutor para agudos, montados concentricamente.

  • Alto-falante de agudos (tweeter)
    Alto-falante especialmente projetado para responder �s altas freq��ncias. Pode utilizar cone de papel, pl�stico ou metais nobres, leves e r�gidos. Tamb�m s�o constru�dos em domos ou fitas met�licas ou de pl�stico.

  • Alto-falante de graves (woofer)
    Alto-falante especialmente projetado para responder �s baixas freq��ncias (consideradas aproximadamente de 20Hz a 500Hz). O cone utilizado, embora r�gido estruturalmente, possui borda bastante flex�vel para facilitar altas excurs�es nas freq��ncias mais baixas.

  • Alto-falante de m�dios (midrange)
    Alto-falante destinado � reprodu��o das freq��ncias m�dias (consideradas aproximadamente de 500Hz a 5KHz).

  • Alto-falante eletrost�tico
    Alto-falante que utiliza o princ�pio de funcionamento de uma membrana que vibra quando em presen�a de um campo eletrost�tico de alta tens�o. Este campo � produzido por meio de uma tens�o D.C extra-alta modulada pelo sinal amplificado. Costuma apresentar imped�ncia de entrada elevada e geralmente de car�ter capacitivo.

  • Aluminium Cone
    Cone desenvolvido em liga espec�fica de duralum�nio, com tratamento qu�mico especial que proporciona rigidez diferenciada e muito superior ao cone de pl�stico ou de papel. Reproduz o som com alt�ssima qualidade e/ou distor��o bastante reduzida.

  • Ambi�ncia
    Caracter�stica ac�stica distinta de um detrminado local.Os aspectos sonicamente reconhec�veis de um ambiente na reprodu��o podem ser sintetizados como "ambi�ncia" e correspondem principalmente � reverbera��o e eco presentes. Muitas vezes a ambi�ncia � produzida artificialmente pela introdu��o de efeitos sintetizados eletronicamente.

  • Amortecimento Damping
    Processo de controle para a redu��o dos efeitos de resson�ncia de forma a evitar distor��es e colora��o do som. Geralmente � realizada com o uso de elementos resistivos ou seus equivalentes mec�nicos e ac�sticos.

  • Amostragem Sampling
    Em �udio digital, amostragem corresponde � uma medida da amplitude do sinal tomada em intervalos fixos de tempo. A freq��ncia de amostragem para o CD � de 44,1 kHz, significando que o sinal � medido 44.100 vezes a cada segundo.

  • Amplificador
    Dispositivo destinado a elevar os n�veis de tens�o dos sinais de �udio. � muitas vezes empregado para designar o conjunto pr�-amplificador /amplificador de pot�ncia ou amplificador integrado.

  • Amplificador de pot�ncia
    Est�gio de um amplificador de �udio que eleva o sinal de �udio fornecido pelo pr�-amplificador a um n�vel de tens�o e imped�ncia adequado para impulsionar um alto-falante.

  • Amplificador de Pot�ncia Power Amplifier
    Est�gio de um amplificador de �udio que eleva o sinal de �udio fornecido pelo preamplificador a um n�vel de tens�o e imped�ncia adequados para impulsionar um alto-falante. Tamb�m denominado amplificador principal.

  • Amplificador em ponte
    Est�gio de pot�ncia com configura��o que utiliza dois circuitos id�nticos em contrafase para aumentar a pot�ncia dispon�vel com a mesma tens�o de alimenta��o D.C.

  • Amplificador integrado
    Usado para designar o conjunto pr�-amplificador/amplificador de pot�ncia. Normalmente � usado somente o termo amplificador para designar este conjunto.

  • AMS - Sensor Autom�tico de M�sicas
    Esta fun��o permite voltar ao come�o da faixa que est� sendo escutada ou ao come�o da faixa anterior.

  • Analisador de espectro
    Mostra instantaneamente no display, por meio de barras correspondentes a cada uma das faixas de freq��ncia em que o equalizador est� dividido, o conte�do do sinal musical. Em alguns aparelhos uma barra isolada mostra o n�vel geral de sa�da.

  • Analisador de Espectro Spectrum Analyser
    Equipamento utilizado para monitorar a resposta em freq��ncia, mostrando os diferentes grupos de freq��ncias em forma de gr�fico de barras horizontais. Os analisadores geralmente empregam grupos de ter�as ou de freq��ncias inteiras.

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